AS 5 PRINCIPAIS LIÇÕES PARA O TRÂNSITO
São muitos os cuidados que devem ser tomados no trânsito, esse dever engloba a todos que utilizam-se das vias, seja ele condutor, passageiro, pedestre e ciclista. Reunimos 5 lições principais que todos devem estar atentos:
1 - Respeito a vida
A primeira coisa que precisamos ter em mente é a consciência do dever em respeitar a vida. Quando temos essa premissa, todas as nossas ações estarão pautadas no cuidado para com a nossa própria vida e com a do outro. Dessa forma, atitudes perigosas na via, como desrespeitar os sinais de trânsito, fazer ultrapassagens perigosas, dirigir agressivamente, não utilizar os equipamentos de segurança, entre outros, devem ser extintas. Lembre sempre que na via você é responsável pela sua vida e das outras pessoas que você encontrará pelo caminho.
2 - Trânsito humanizado
O termo humanização é muito utilizado nas ciências da saúde e sociais e em seu sentido geral quer dizer tornar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais melhores, empáticas, benévolas, humanizadas. Aplicada ao trânsito, humanizar pode ser entendida como a prática de comportamentos de respeito e cuidado adotados, como as atitudes já citadas no tópico anterior. Humanização no trânsito significa entender que a vida do outro é tão importante quanto a sua e que todas as suas decisões estarão interferindo na vida das outras pessoas.
3 - Não consumir álcool ou outras drogas quando for dirigir
Neste ponto incluímos os remédios psicotrópicos, que assim como as demais drogas podem alterar nossa atenção, consciência, orientação, funções psicológicas indispensáveis para dirigir.
Não importa se você tomou uma lata ou uma caixa de cerveja, se for dirigir vá de carona com alguém que não bebeu nem beberá no dia, pegue um táxi, mas nunca dirija.
4 - Use cinto de segurança e capacete
Esses dois equipamentos de segurança parecem ser dispensáveis para muitas pessoas quando se trata de circular por cidades pequenas do interior ou quando já se está perto de casa. Mas, este é outro engano muito cometido. Grande parte dos acidentes acontecem perto de casa, quando se julgava estar seguro. Não seja descuidado, coloque esse hábito em sua rotina, use o cinto de segurança ou o capacete mesmo que seja para ir a esquina de sua rua.
5 - Quando dirigir, apenas dirija
Algo simples, mas que com frequência é negligenciado. Dirigir já utiliza muito da nossa atenção, precisamos estar concentrados e atentos a estrada, a outros veículos, a sinalização de trânsito. Estímulos como utilizar o celular, GPS ou outros aparelhos eletrônicos, conversar com passageiros, ouvir música em alto volume, manusear objetos retiram a atenção que você precisa para dirigir. Por isso, deixe tais atividades para quando não estiver na estrada.