Páginas

CONDUTORES DE MOTOCICLETAS E CICLOMOTORES, FIQUEM LIGADOS

Fonte da Imagem
Especialistas em motociclismo concordam que alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes no trânsito. Hábitos simples e rotineiros podem fazer a diferença quando o foco é salvar vidas no trânsito. 

1 - Entenda o básico de mecânica
Isso é importante para que você perceba se sua motocicleta está em condições de realizar viagens, seja ela curta ou longa. Observar os pneus, faróis, setas, lanterna, luz de freio, etc.

2 - Vista-se adequadamente
Quando for pilotar, lembre-se que sua roupa também é uma forma de resguardar a sua segurança. Use jaqueta, calça, sapato fechado, luvas e capacete. A noite, utilize roupas claras e com material reflexivo para ser visto pelos outros motoristas. 

3 - Cuidado com a velocidade
Moderar na velocidade é fundamental para que o tempo de reação seja o menor possível caso surja algum obstáculo no caminho, tais como irregularidades na pista, pedestres, animais ou outros veículos que possam surgir. Parar em semáforos e entrar em cruzamentos também é perigoso quando o motociclista está em alta velocidade. 

4 - Atenção, concentração e foco na visão
Esses pontos são indispensáveis ao pilotar uma motocicleta. Preste atenção na estrada, tenha o foco da visão no horizonte, cuidado com os pedestres, animais e com os outros veículos. 

5 - Respeite a sinalização
Isto inclui placas, semáforos, sinalização horizontal. Tenha cuidado também nos cruzamentos, sempre reduza a velocidade e dobre a atenção.

6 -  Quando for pilotar, não use álcool nem outras drogas
Essas substâncias alteram a atenção e consciência, dessa forma é um grande perigo não apenas para o motociclista, mas para todos aqueles que "cruzarem" o seu caminho. 

7 - Na chuva, atenção redobrada
A chuva dificulta a visão, potencializa as freadas bruscas e torna a velocidade ainda mais perigosa. Logo, vá devagar e com muita atenção quando estiver chovendo.

8 -  Respeite os limites
Descanse bem antes de pegar a estrada. Caso sinta-se cansado, pare e descanse. Respeite os limites do seu corpo, da sua mente, da sua motocicleta e das estradas.